O que é a Osteopatia?
A Osteopatia é uma abordagem terapêutica que visa diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras condições relacionadas.
Utilizando uma variedade de técnicas manuais, a osteopatia melhora as funções fisiológicas e regula a homeostase do corpo, que pode estar comprometida por disfunções somáticas, neuro-músculo-esqueléticas, além de elementos vasculares, linfáticos e neuronais.
A osteopatia promove um bom desempenho osteopático para restaurar o equilíbrio e o bem-estar do corpo, oferecendo uma solução eficaz para quem busca viver sem dores e em harmonia.
Quais são os Benefícios da Osteopatia?
Alívio das dores
Benefícios da osteopatia A osteopatia alivia a dor ao tratar problemas neuro-músculo-esqueléticos e viscerais. Utilizando técnicas manuais, melhora a mobilidade, reduz tensões e promove a recuperação, aliviando dores nas costas, pescoço, articulações, distúrbios musculares, nervosos e questões relacionadas aos órgãos internos.
Prevenção de lesões
A osteopatia previne lesões ao otimizar a função do sistema musculosquelético. Através de técnicas manuais, visa corrigir disfunções articulares, melhorar a mobilidade das articulações e restaurar o equilíbrio muscular. A manipulação osteopática ajuda a reduzir a tensão, melhorar a circulação e a propriocepção, fatores essenciais para a prevenção de lesões e a manutenção da saúde funcional
Equilíbrio do organismo
A osteopatia proporciona equilíbrio ao restaurar a harmonia entre os sistemas musculoesquelético e nervoso, melhorando a função corporal.
Mitos e factos sobre osteopatia
Mito - 𝙊 𝙤𝙨𝙩𝙚𝙤𝙥𝙖𝙩𝙖 "𝙘𝙤𝙡𝙤𝙘𝙖 𝙤𝙨 𝙤𝙨𝙨𝙤 𝙣𝙤 𝙨í𝙩𝙞𝙤"
Facto – Se um osso estivesse fora do lugar, o paciente estaria nas urgências não sendo possível mexer-se.
A essa situação dá-se o nome de luxação que significa que a articulação passou para lá dos seus limites fisiológicos e por isso é um caso para ortopedia e não Osteopatia.
Mito - 𝙐𝙢 𝙊𝙨𝙩𝙚𝙤𝙥𝙖𝙩𝙖 𝙩𝙧𝙖𝙩𝙖 𝙖𝙥𝙚𝙣𝙖𝙨 𝙤𝙨𝙨𝙤𝙨 𝙚 𝙖𝙧𝙩𝙞𝙘𝙪𝙡𝙖çõ𝙚𝙨
Facto – Um Osteopata é qualificado para tratar perdas de mobilidade em todas a estruturas do corpo, incluindo, ossos, articulações, músculos, ligamentos, órgãos, tecido nervoso, assim como melhorar a função dos vários sistemas.
Mito - 𝙐𝙢𝙖 𝙘𝙤𝙣𝙨𝙪𝙡𝙩𝙖 𝙙𝙚 𝙤𝙨𝙩𝙚𝙤𝙥𝙖𝙩𝙞𝙖 é 𝙖𝙥𝙚𝙣𝙖𝙨 "𝙚𝙨𝙩𝙖𝙡𝙖𝙧"
Facto – Embora seja possível por vezes realizar a correção de mobilidade através da técnica denominada ( HVLA), na maioria dos casos, não é necessário pois existem várias técnicas com efeito igual ou até mesmo superior às técnicas ( HVLA)
Redescubra a liberdade de movimento e uma vida sem dor com os nossos tratamentos osteopáticos.
Questões Frequentes
Descubra a Harmonia do Corpo e Mente com a Osteopatia – Alívio da Dor, Mobilidade Restaurada e Bem-Estar Integral!
A Osteopatia é segura durante a gravidez?
Sim! A Osteopatia na gravidez é segura, eficaz e benéfica em diversas condições clínicas e para todas as grávidas em geral.
Posso continuar com outras formas de tratamento enquanto faço osteopatia?
Sim em muitos casos, a osteopatia pode ser complementada com outros tratamentos, como fisioterapia, acupuntura ou medicamentos, desde que o osteopata e os outros profissionais de saúde envolvam-se no planeamento do cuidado.
Quantas consultas de osteopatia são necessárias?
O número de consultas varia conforme a condição do paciente.
Em alguns casos duas a quatro sessões podem ser suficientes, especialmente para problemas mais agudos. Para condições mais crónicas ou mais complexas, pode ser necessário um tratamento contínuo. O osteopata ajustará o plano de tratamento conforme o progresso do paciente.
A Osteopatia é eficaz para problemas crónicos, como dor nas costas ou enxaqueca?
Sim, a osteopatia tem mostrado ser eficaz no tratamento de condições crónicas, como dor nas costas e enxaqueca. A abordagem manual pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e reduzir a frequência e intensidade das dores de cabeça, especialmente quando causadas por tensões musculares e desequilíbrios posturais. No entanto, a resposta ao tratamento pode variar de pessoa para pessoa.
Quando devo levar o meu bebé a uma consulta de osteopatia?
É muito importante procurar um osteopata logo após o nascimento para que seja feita uma avaliação global do bebé. Todos os recém-nascidos têm tensões após o nascimento.
Alem de tratar problemas específicos, a osteopatia infantil promove o equilíbrio do corpo, fortalecendo o sistema imunológico.
Quais os motivos mais comuns para procurar osteopatia pediátrica?
Partos complicados, bebé rígido, alterações posturais, refluxo ou transtornos digestivos, cólicas/ obstipação, torcicolo congénito, deformações cranianas
Marque a Sua Consulta Agora
Não espere mais para se sentir melhor. Clique no botão abaixo para agendar a sua consulta e dar o primeiro passo rumo à saúde integral através da osteopatia.